Água suja na torneira? Isso tem explicação!
A água que abastece as cidades vem de lagoas, rios ou poços. Ao chegar na Estação de Tratamento - a ETA - ela passa por um rigoroso processo de limpeza: primeiro, no pré-tratamento, são retiradas impurezas mais pesadas. Depois, ela passa por filtros, recebe cloro e tem o pH ajustado para garantir a qualidade. Só então segue para os reservatórios e é distribuída para as casas, limpa e cristalina.
Mas então, por que a água pode chegar suja? O problema está na rede de distribuição! Quando ocorre um rompimento na tubulação, é preciso escavar o solo para o conserto, e nesse processo, barro e demais sujeiras podem entrar na rede. Além disso, durante períodos de seca, quando há racionamento, os canos secam, formando uma camada de sedimentos que se solta ao religar o sistema, carregando impurezas até sua torneira.
Quando a água volta depois do racionamento, a força da retomada do abastecimento pode mexer com o fundo da sua caixa d'água, fazendo com que os sedimentos acumulados se misturem à água que sai da torneira.
A solução? Manter sua caixa dágua sempre limpa e instalar um filtro na entrada da casa, logo após o hidrômetro. Assim, as impurezas são retidas antes de chegarem até você!
Uma parceria da Prefeitura de Dionísio Cerqueira e AgroETA, trabalhando para garantir a qualidade da sua água!
0
Crédito(s)
Tempo aproximado. Pode haver variação para mais ou para menos.