Dia 02 de Agosto
Lucas17.11-19
Gratidão e obediência
Lucas diz que Jesus caminhava para Jerusalém, passando pela Galileia e Samaria, rompendo com a tradição judaica de não se relacionar com os samaritanos. Entra na aldeia deles e vêm ao seu encontro dez homens leprosos, que rogam pela misericórdia do Salvador. Diante disso, podemos aprender alguns ensinamentos.
Jesus os orienta a se apresentarem ao sacerdote. Todos obedeceram a ele, mas, ao perceberem curados, surge um dilema: voltar para agradecer ou cumprir os preceitos da Lei? O samaritano foi o único que transgrediu a lei, enquanto os outros foram se apresentar ao sacerdote. Nada conseguiu impedir que esse homem voltasse para Jesus, louvando a Deus em voz alta.
O samaritano é destacado, indicando que os outros não eram. Outro milagre. Aquilo que a religião não conseguiu fazer, a lepra conseguiu. Aqueles que viviam separados por terem crenças diferentes, que anteriormente até se odiavam, constituíam agora uma nova família. Tinham de se ajudar mutuamente. A cura veio após a obediência. Diante desse milagre, um volta para demonstrar gratidão. Nosso coração precisa demonstrar o mesmo quando recebermos os milagres de Jesus.
[...] Jesus, Mestre, tenha compaixão de nós! (versículo 13).
Obedecer a Cristo é mais que cumprir ritos.